domingo, novembro 28, 2004

A Crise...

Desmprego... Ordenados em atraso... falta de cumprimento de pagamentos... Vende-se T3... Loja Chinesa Xipiupiu*... Consultores Financeiros consolidam créditos... Casas de Putas em suburbios... Pague até 12 meses sem juros.

Chega de mansinho, sem ninguém notar... Esta é a crise para a qual acabamos de acordar.
Gostamos muito de culpar as circunstâncias alheias; é do clima económico internacional; do 11 de Setembro; do preço do petroleo. Mas a verdade, verdadinha... é que os caminhos de Abril deram-nos coisas boas e outras muito menos boas: A corrupção, que inunda o pais, o oportunismo à toda força que nos faz os mais eficientes gastadores dos fundos vindos ca C.E.E. para a promoção de psicinas, jipes e formação profissional em Bisca intensiva. E temos a política nacional, a mesma que nos congressos dos partidos forma monglóides emplastrados no "Diktat" oficial dos "Comitês Centrais" e que nos deu dirigentes tão evoluidos como o Santana, o Cavaco, ou o Guterres. Devo acrescentar que o problema não é uma questão de ideologias, pois este pais parece ser unico a fazer juz a uma premissa de Peter: parece que os incompetentes sobem bem alto e decidem ainda com mais altura a quantidade de disparates e de imbecilidades com as quais rebentam e rebentaram com os "capitais" deste pais.

A sensação que se fica é que apesar do fim da ditadura, e do aumento de muitos índices de desenvolvimento este pais depende exclusivamente dos outros... dos outros paises, dos outros produtos, do petroleo dos outros, da vontade dos outros virem a Portugal gastarem as massas nesse grande esgoto social que é o Algarve, da capacidade dos outros atribuirem subsídios e dessa ideia cada vez maior da nossa maior dependência de tudo o que não é nosso.

Confesso que o que me assusta mais nem é a bandalheira que grassa no pais, mas somente a sensação que de nós próprios não posso, nem devo esperar mais... Parece que o mal de Portugal é mesmo os Portugueses.

*) Comprar na loja Xiupiupiu é aumentar a crise...