quinta-feira, setembro 08, 2005

As Duas Torres de Miro



A nova face de Tróia acaba de surgir... O futuro é brilhante, glam e luxuoso - afinal não se compra uma das menos devastadas áreas balneares de Portugal para fazer peanuts: o segmento médio-alto, os congressos e ajuntamentos de médicos/farmacêuticos e outras corporações irão pagar os investimentos que o Mirinho fará nesse maravilhoso local que já foi símbolo do Portugal Mild Salazarento, do capitalismo popular sob a forma de dinheiro de imigrantes transformado em time-sharing manhoso... e após o 25 de Abril surgiu como bacanal das comissões de trabalhadores que proliferaram como cogumelos.
Mas tudo mudaria quando já em 1997, Miro de Azevedo e sus muchaços adquiriram os restos mortais da extinta Torralta. Antes de mais tentaram correr à paulada com os proprietários definitivos do agora Resort, infelizmente os tribunais estragaram-lhe a festa. De seguida pensaram em grande: Casino, aparthotel e Hotel com astros de 5ª ordem. Para o plano correr certo tinha que impedir que o povo de Setúbal frequentasse as praias do Resort (afinal há poucos congressos na Costa da Caparica) - A genialidade não se fez esperar: faz-se um cais 4 Km a sul de Tróia fazendo a população em geral ( e maioritariamente, sem carro. ) atracar na terra de ninguém. Claro está que na zona mais desocupada do litoral a menos de 100 Km de Lisboa já não há terra de ninguém... Existe sim um maravilhoso Condomónio chamado Soltróia... uma daquelas coisas tão boas e exclusivistas que só é possivel ter sido feito sobre a bandalheira pós 25 de Abril e com a ajuda de alguns decisores deste pais na dupla condição de moradores no dito local. Para esses o contacto com o Portugal de segunda embarcado nos ferries provindos de Setúbal fará a diminuição do valor imobiliário da zona... é triste !?

Assim chegamos ao presente... com as torres extra da Torralta reduzidas a escombros. A paisagem está melhor. E há menos betão na Peninsula de Tróia, mas infelizmente é mesmo sol de pouca dura. Os Portugueses vão perder um dos melhores locais de praia do país para o turismo high-end. Azar, sempre nos resta o Brasil.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nota Informativa Publicações autárquicas em período eleitoral
(Comissão Nacional de Eleições)

"...O mesmo acontecerá se as imagens utilizadas na revista tiverem claramente uma função de promoção de um candidato, nomeadamente através da sua sistemática e repetida divulgação.Logo, uma autarquia local, ao publicar um boletim que vai ser distribuído durante o período eleitoral, não pode utilizá-lo para criar uma situação de favorecimento ou desfavorecimento das candidaturas no terreno..."

Saiba mais em: www.vivernoseixal.blogspot.com

15 setembro, 2005 12:38  

Enviar um comentário

<< Home