quarta-feira, dezembro 06, 2006

Portugal, terra de bestas e burros

Saiu no dia 4 de Dezembro, a seguinte pérola jornalística no DN, e confirma se ainda isso houvesse necessidade, a triste realidade que significa ser jovem hoje. De facto, a geração sub-30 enfrenta hoje em dia a total modificação de estilos de vida em todas as suas dimensões: Já não adianta estudar para fugir às condições de vida com que nasceram; A precariedade de emprego é uma constante durante toda a vida, e não mais o processo que se passava entre a saída da escola e o ingressar definitivo no mundo do trabalho.
Outra conclusão ainda é mais demolidora... ainda mais num pais que acreditava no pós 25 de Abril na extrema necessidade de investir na educação como forma de desenvolvimento. Pois bem, as más notícias estão ai: é mais fácil arranjar trabalho com poucas ou nenhumas habilitações do que possuindo uma licenciatura. Tal cenário constitui um fenómeno exclusivo de Portugal, ao que parece as cabeças decisoras do nosso tecido empresarial acham mais fácil e útil para as suas organizações apostarem numa mais barata mão de obra, do que fazer como todos os restantes habitantes deste planeta (e em especial dos habitantes que habitam no mundo desenvolvido) que apostam sempre na qualificação como motor de qualquer desenvolvimento sustentado.

Desisto !; perdi as esperanças. Ao nosso pais resta somente um futuro: Servir de resort aos turistas e continuar a fabricar sapatos e roupa barata.

Quero fugir de Portugal